Ao nosso redor acontecem inúmeros pequenos milagres que fazem parte de nosso cotidiano e nem percebemos ou damos a devida importância. O germinar de uma planta, por exemplo, parado para pensar profundamente, é um milagre, assim como toda natureza ao nosso redor. Mas alguns milagres do Criador são imensos no sentido estrito da palavra! E pelo fato de serem tão grandes chamam a atenção de toda humanidade por gerações e gerações. É o caso do dia em que DEUS PAROU O SOL E A LUA, relatado em Josué 10:1-15.
Josué vinha de guerras vitoriosas, levando a importante cidade de Gabaon a fazer as pazes com ele e com os israelitas. Temerosos com este acordo os cinco reis dos amorreus se viram incitados a atacarem Gabaon. Ao tomar ciência da situação, Josué reuni seu exército e parte para Guilgal para atacá-los de surpresa. Para manter seu ânimo frente aos poderosos exércitos que enfrentaria, Deus já lhe antecipa a vitória dizendo:
Deus: "Não os tema, porque os entreguei em tuas mãos; nenhum deles te poderá resistir"
E assim aconteceu. Os exércitos dos 5 reis tentavam fugir da forte derrota que os israelitas lhe impunham através da descida de Bet-Horon para Azeca e Maceda. Mas a batalha se prolongava já quase até o fim do dia. Preocupado em massacrar todo o exército adversário a tempo, antes que conseguissem fugir na escuridão da noite, Josué clama em oração:
"Sol, detém-se em Gabaon, e tu, ó lua, no vale de Aialon!" E o SOL E A LUA FICARAM PARADOS NO CÉU, sem movimentos, por um dia inteiro até os israelitas exterminarem seus inimigos. Deus ainda ajudou lançando granizos que mataram mais que o próprio exército de Josué.
A existência de um único dia com o dobro do tempo é encontrado nos registros arqueológicos e lendas de diversas povos e culturas ao redor do mundo, incluindo nas Américas (que ainda seriam descobertas somente 3000 anos depois). Nenhum outro dia teve seu tempo alterado por tanto tempo como este, como relata a própria bíblia, pois Deus lutava por Israel.
Alguns cientistas, constrangedoramente, buscam explicações técnicas absurdas para esta passagem bíblica, na tentativa de anular o poder de Deus quanto a sua capacidade de fazer o impossível (ou seja, milagres!). Mas Ele é Deus porque é TODO-PODEROSO e TUDO PODE FAZER, sem explicações, inclusive parar o sol. O que aos nossos olhos e entendimento é impossível, para Deus torna-se possível com um simples piscar de Seus Olhos. A nós somente cabe crer, confiar e pedir!
Em nossos tempos modernos já sabemos que a terra gira em torno do sol, mas obviamente nos tempos longínquos do antigo testamento não havia esse entendimento. Portanto era acertado Josué pedir que o sol parasse e não a rotação da terra. Apesar disso, não temos como saber se Deus parou por um dia a relação gravitacional da terra com o sol, se parou o sistema solar inteiro ou até mesmo se PAROU TODO O UNIVERSO - visto que todos corpos celestes estão em interação. Discutir isso é inútil. Somente nos céus saberemos exatamente como se sucedeu este fantástico milagre.
Mas o que sabemos e entendemos é que Deus atendeu uma oração de um único homem fazendo um dos maiores milagres já relatos na história da humanidade e na Bíblia. De tão grande, os versículos finais desta passagem miraculosa afirma que "Nunca antes nem depois houve um dia como aquele".
Esse versículo foi escrito há aproximadamente 3500 anos e realmente não houve mais relatos de um dia com quase 48 horas. Mas alcançado o ano de 1917 D.C. (cerca de 3400 anos depois) Nossa Senhora apresentou seus três segredos em Fátima comprovando-os com o Milagre do Sol (LEIA SOBRE CLICANDO AQUI), de magnitude equivalente ao ocorrido nos tempos de Josué, na presença de dezenas de milhares de pessoas e de jornalistas que o documentaram. Neste milagre não houve relação com o prolongamento do tempo, mas o sol girava nos céus, se aproximava da terra quase tocando-a, mudava de cor, piscava, etc. Se entender como Deus parou o sol ou o universo no antigo Testamento é impossível a nós, imagine entender este outro grandiosíssimo milagre com a estrela de nossa constelação? O importante é compreendermos que a magnitude do milagre representa a importância dos segredos e a urgência dos tempos em que vivemos, no qual precisamos viver as mensagens de Nossa Mãe Maria. Adicionalmente, Nossa Senhora tem feito o sol piscar e mudar de formato em inúmeras de suas aparições ao redor do mundo nesta nossa geração. Coincidência? Não. Providência? Sim!
Referências:
BÍBLIA SAGRADA. Editora Paulus. Josué, 10.
ORAÇÕES DE FÉ. A oração de Josué fez o sol parar
MIRACULUM. Fatima Urgente! Os três segredos, a consagração da Rússia e o milagre do sol