O rei da Síria estava em guerra com Israel (II Reis 6:8). Mas todas as vezes que o rei montava um acampamento em determinado lugar, Eliseu, profeta de Deus, descobria e aconselhava o rei de Israel a evitar o local.
O profeta escutava miraculosamente, de qualquer lugar, os planos do rei da Síria elaborados em segredo dentro de seu quarto no palácio e sempre os frustrava.
Desconfiaram que era algum traidor, mas ao descobrirem ser o profeta Eliseu o motivo, mandaram uma forte companhia para matá-lo em Dotã, seu atual paradeiro, mais aqueles que o seguiam.
O exército chegou pela manhã na cidade e a cercaram. O servo de Eliseu ao avistar aquela tropa, ficou em estado de pavor e disse: "senhor, o que vamos fazer?" E o profeta respondeu: "Não temas; os que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles". (II Reis 6:16)
Mas o servo não via ninguém, como assim? Era morte certa. Mas o que ele não enxergava era o mundo espiritual os protegendo! Eliseu então ora a Deus e pede que abrisse os olhos dele. E Deus assim o fez.
O Senhor abriu os olhos do servo, e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu (II Reis 6:17)
Referência: App Bíblia Ave Maria