Esta passagem do antigo testamento é uma das mais enigmáticas e fascinantes!!! Um humano lutando fisicamente com Deus, mas por uma causa muitíssimo nobre: ele queria ser ABENÇOADO!
Há uma antiga frase muito boa que se encaixa como uma luva sobre alguma confusão de entendimento que se tenha dessa passagem bíblica: Deus não é Deus de confusão!!! Suas palavras e ações são sempre claras e de fácil entendimento.
Então uma interpretação básica que se pode fazer dessa antiga história é que esta luta física de Jacó com Deus é uma metáfora da busca de Deus pelo homem, as vezes passando por uma fase dolorosa.
Portanto, se você tem algo a pedir que seja justo, nobre e que irá edificar a você ou algum familiar ou mesmo conhecidos e desconhecidos, busque a Deus com todas suas forças, com empenho, dedicação e fé. A luta fisica é apenas um meio de fácil compreensão de que nossas lutas do cotidiano podem ser resolvidas ou amenizadas por Deus, mas Ele quer nosso esforço nesse pedido (ou "luta") a (com) Ele - como Jacó se empenhou lutando ao longo de toda madrugada até o raiar do sol, mesmo depois de machucado e dolorido.
Veja: Jacó mesmo sendo um enganador, reconheceu humildemente seu erro, suplicando (lutando) pela ajuda e bençãos de Deus em sua vida.
Lembre-se ainda da parábola de Jesus sobre a viúva persistente que ia até a porta de um juiz injusto dia e noite lhe pedir que fizesse justiça (Lucas 18;1-7). E este lhe atende devido a sua insistência. Se um juiz injusto atende a perseverança de alguém por algo justo, imagine então nosso Deus Eterno que é infinitamente justo e misericordioso??!!!
DEUS QUER QUE LUTEMOS PELA VIDA E PELA VERDADE E JUSTIÇA
Veja o vídeo a seguir elaborado por nossa equipe Miraculum sobre a antiga luta de Jacó com Deus no antigo testamento baseado nas passagens de Gênesis 32:
Referências: App Bíblia Ave Maria, Canção Nova, Portal Bíblia Católica Online