Se coloque no lugar do peixe, com sinceridade, e contextualize a situação. Qual era a chance dele de fugir daquele tanque e depois ainda vagar em meio a terra e pedras, superando grandes obstáculos que apareceram no caminho e voltar para o lago? Aquele tanque foi construído por humanos incomparavelmente mais inteligentes, que desprezaram qualquer possibilidade de um peixe "planejar" uma fuga e ainda "caminhar" até um lago.
Percebe uma comunicação de Deus nessa ação ou não?! O áudio original desse vídeo (que viralizou na internet) começava falando: "Se não fosse filmado ninguém acreditaria!". Esse instinto do peixe somado ao seu raciocínio com seu minúsculo cérebro de um centímetro para planejar e executar essa fuga de sua "prisão de segurança máxima" é um milagre da Criação a olhos vistos!
Nós também temos "prisões", podendo ser problemas do trabalho, financeiros, de saúde, familiares... E nosso desejo é "fugir" deles, ou seja, resolvê-los.
Oras! Se um peixe teve a "fé" necessária para escapar somente com seu instinto, sem conhecer a Deus, imagine você que é filho(a) de Deus, Jesus Cristo, feito a sua imagem e semelhança e ainda pode pedir a ajuda Dele!!!
Deus sempre quer que O busquemos, mas também não significa que ficaremos de braços cruzados e tudo se resolverá sozinho. Ele quer que lutemos (como o próprio peixe fez) e com fé Nele... Conforme avançamos na "fuga", Ele vai nos capacitando e nos auxiliando para passar por cada obstáculo, pequenos ou grandes, até alcançarmos nossos objetivos finais.
Mas importante entender: nem sempre nosso objetivo é o mesmo de Deus. A decisão Dele para o final dessa luta e fuga sempre será o melhor para nós para alcançarmos a SALVAÇÃO ETERNA e o PARAÍSO. Portanto, muitas vezes o final não será o que queríamos inicialmente, pois tendemos a enxergar apenas a felicidade terrena e passageira.
Lembremos ainda irmãos: somos peregrinos neste mundo, estamos "presos" momentaneamente aqui e o único caminho de saída é Jesus ("Eu sou o caminho, a verdade e a vida" João 14:6). Seguindo Seus passos fugiremos desse mundo terreno e alcançaremos, enfim, nosso lar final: o Paraíso (o lago do peixe)!