Imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho é transportada por anjos entre as nuvens da Albânia para a Itália

A história da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho tem dois momentos distintos: sua origem na Albânia e depois em sua localização atual, na Itália.

Primeiro momento: imagem na Albânia

A imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho na cidade de Scutari, Albânia, era muito cultuada e fonte de numerosos milagres. A devoção crescia vertiginosamente. Mas eram tempos tumultuados da Idade Média. Alcançado o ano de 1467, ocorre uma invasão turca na Albânia, dominando a região e culminando em forte perseguição aos cristãos, que não viram outra opção a não ser fugir. Dois soldados albaneses, Solavis e Georgi, muito devotos, vão até a igreja despedirem-se de sua Mãe de devoção. Ao dirigirem seus olhares para a imagem, o primeiro grandioso milagre ocorre diante de seus olhos:

Uma nuvem rodeou a imagem e a destacou da parede elevando-a até os céus. Mãos humanas jamais conseguiriam retirar a imagem que estava pintada no reboco da parede (técnica chamada de afresco) e tinha espessura de uma casca de ovo, sem quebrá-la ou danificá-la. Eram mãos angélicas. Vagarosamente a imagem começou a se mover, como que convidando os soldados a acompanharem. E os devotos assim o fizeram sem pestanejar. Tomava o sentido de Roma, passando pelo mar Adriático... Os dois confiaram em Deus e, assim como São Pedro, caminharam sobre as águas!!! O trajeto total de 300 quilômetros durou dias e não sentiam cansaço e nem fome. Durante o dia a imagem os protegia do escaldante sol e a noite os iluminava com seu brilho - equivalente a como Deus conduziu seu povo hebreu durante o êxodo em meio ao deserto.

Chegando às proximidades de Roma, a imagem foi se afastando dentre as nuvens até desaparecer. Mesmo sem compreender a razão, os devotos passaram a procurá-la pela região, porém sem sucesso.

Segundo momento: a imagem na Itália

Uma outra história completamente diferente se desenrolava na cidade de Genezzano, Itália. A igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho daquela cidade estava praticamente em ruínas, a beira de desabar. Mas uma viúva, chamada Petruccia de Geneo, com muitos recursos se dispôs a a tentar restaurá-la após receber uma visão da Santíssima Virgem lhe passando essa missão. Mas a empreitada era muito difícil e os recursos dela não foram suficientes. Contava com a fé da vizinhança, mas somente a ridicularizaram por obra tão grandiosa. Nomearam a restauração de: “a loucura de Petruccia”.

Mas a viúva confiava plenamente na providência divina e de Nossa Senhora e que a obra seria concluída, de alguma forma. Ocorria, então, naquele ano de 1467, uma festa no povoado pelo dia de São Marcos. O céu estava limpo e azul, mas uma nuvem de formidável aspecto se destacava no alto, quando começou a descer dos céus entoando sons de uma belíssima música, chamando a atenção da população... E não parou:

Quando a nuvem desceu até próximo ao chão, o assombro tomou conta de todos, passando a observá-la atentamente. A nuvem encostou em uma das paredes da igreja em restauração, e em meio a ela saiu uma belíssima imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus. A imagem extremamente frágil foi colocada de pé, sem sustentação sobre a parede da igreja. Os sinos da igreja e das demais igrejas da cidade imediatamente começaram a badalar sozinhos, chamando a população para admirar o incrível milagre e presente de Deus para eles!!!

Correram avisar Petruccia sobre o milagre, que foi fervorosamente até o local. Ela sabia que era a confirmação de sua visão e a Mãe vindo tomar posse de sua igreja. Cantos e louvores passaram a ser entoados para Nossa Senhora no local.

Voltamos neste ponto aos nossos dois soldados devotos e peregrinos. Logo souberam da imagem que desceu dos céus e foram até a cidade de Genazzano. Chegando ao local, encontraram novamente sua Mãe!!! Relataram a todos a origem da imagem e seu translado miraculoso entre as nuvens saindo de Scutari na Albânia.

Somente nos quatro meses seguintes foram contados 171 milagres, formalmente registrados. Devido a tamanhas graças a imagem também ficou conhecida como Nossa Senhora do Paraíso e Nossa Senhora dos Milagres. 

Naturalmente as doações aumentaram imensamente, permitindo o término da restauração.

A comissão de investigação do Vaticano fez inúmeras análises e constatou que a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho que apareceu na Itália era exatamente a mesma que saiu milagrosamente da Albânia. Até mesmo o espaço vazio que ficou na parede da igreja de Scutari coincidia com o tamanho da imagem da igreja de Genazzano.

A igreja italiana resistiu ao passar dos séculos, incluindo terremotos na região, mas com a imagem ficando sempre intacta. Mas chegou a segunda guerra mundial lançando bombardeios sobre a cidade... Uma bomba caiu sobre o altar principal, destruindo-o completamente junto as imagens da igreja, exceto uma:

Milagrosamente a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso não sofreu um arranhão, estando até hoje com aparência de uma pintura nova como estava há séculos atrás.

Assista a um resumo em vídeo que fizemos dessa belíssima história milagrosa a seguir:

Oração à Nossa Senhora do Bom Conselho

Quando precisar tomar decisões, sejam pequenas ou grandes, peça ajuda a Nossa Senhora do Bom Conselho, pois Ela é a senhora do bom conselho! Faça a seguinte oração:

"Gloriosíssima Virgem Maria, escolhida pelo eterno Conselho para Mãe do Verbo Humanado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a vós recorro para que me sejais guia e conselheira neste vale de lágrimas.

Alcançai-me, pelo preciosíssimo sangue de Vosso Divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação de minha alma e os meios necessários para obtê-la. Alcançai também para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do reino de Jesus Cristo em todo o mundo.

Amém."

Referências: A12, Paróquia Nossa Senhora do Bom ConselhoCenter for Divine Mercy, Irmãs Agostinianas Servas de Jesus e MariaMonsenhor João S. Cla Dias