Este milagre é também conhecido como Fátima do Japão, por seu estreito vínculo com suas mensagens. Ocorreu em um convento no Japão em 1973. A preparação ao milagre iniciou-se em 12 de junho quando a irmã Agnes Sasagawa Katsuko viu raios luminosos saindo do sacrário durante adoração ao Santíssimo Sacramento (que se repetiu por mais dois dias seguidos), recebendo semanas depois um estigma doloroso de Cristo na mão esquerda (em formato de cruz) seguida da aparição de anjos cantando a Deus - visto por toda a comunidade de freiras.
A seguir, uma voz doce sai da imagem da Virgem Maria, esculpida em um único bloco de madeira (da árvore Katsura) e tem um metro de altura, de frente a uma cruz, com o mundo em seus pés. Foi quando recebeu a primeira mensagem - dia 06 de julho, direcionada a ela e indicando a oração ao Sacratíssimo Coração de Jesus (ver no final do post). A freira a escuta a mensagem mesmo sendo surda. Um anjo ainda mostra-lhe um estigma igual ao seu na mão direita da imagem, escorrendo sangue, mas de dor imensamente maior.
Somente em 26 de julho, o sangue jorrou dos olhos, pés e mãos da escultura. No dia seguinte, o anjo lhe explica que o sangue que vertia de Nossa Senhora era para a conversão da humanidade, para implorar e obter a paz e reparar as ingratidões e injúrias contra Deus.
Dentre a as primeiras lágrimas (iguais as humanas, agora não mais de sangue) que iniciaram algum tempo depois, em 1975, e as últimas em 15 de setembro de 1981 (dia de Nossa Senhora das Dores), a imagem chorou por 101 dias.
Em determinadas ocasiões a imagem da Santa ainda mudava suas feições, ficando triste e suava na testa e no pescoço. Em quase todos dias houveram filmagens, documentações e mais de 2.000 testemunhas oculares (cristãos e não cristãos). Uma rede de televisão japonesa chegou a transmitir o choro da imagem ao vivo para 12 milhões de japoneses.
Todas análises e investigações concluíram que o sangue, suor e lágrimas eram de humanos. Portanto, vinham a ser de origem sobrenatural.
Seríssimos testes foram realizados com amostras colhidas para análise (não sendo informado aos cientistas que as amostras provinham da imagem), passando por duas comissões de inquérito durante oito anos.
O escultor da imagem, não cristão, ficou estarrecido ao ver a imagem que mudou suas feições ao chorar, assim como alterou sua cor, convertendo-o ao catolicismo. A irmã Agnes foi posteriormente curada da surdez conforme promessa feita por Nossa Senhora.
As mensagens de Nossa Senhora de Akita são profundamente ligadas às mensagens de Fátima, vindo a ser este milagre mais uma tentativa de nossa Mãe para nos resgatar do pecado. Ela reforça ainda a importância da Eucaristia aos cristãos, necessidade de conversão da humanidade e das oração diária do Rosário e realização de penitências pela reparação dos pecados.
Nossa Senhora pediu na segunda mensagem que essa oração seja feita com consciência, ou seja, real compromisso:
“Sacratíssimo Coração de Jesus, verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia, eu consagro meu corpo e minha alma para ser inteiramente um com Vosso Coração, sendo sacrificado a cada instante em todos os altares do mundo e dando louvor ao Pai implorando pela vinda do Seu Reino.
Por favor receba esta minha humilde oferta. Use-me como Vós desejais para a glória do Pai e a salvação das almas.
Santíssima Mãe de Deus, nunca me deixe separar de Vosso Divino Filho. Por favor defendei-me e protegei-me como Seu Especial Filho(a). Amém.”