Nossa Senhora do Bom Sucesso: um prenúncio de Fátima e mais de 400 anos de profecias sendo cumpridas

Faça o seguinte exercício: se imagine no ano de 1594, há 426 anos atrás, período no qual nem sequer havia surgido a energia elétrica. Acha que alguém daquela época poderia acreditar que seria possível tirar uma tela do bolso (ou seja, celular) e ver profundas imoralidades dos mais variados tipos? Ou mesmo ver isso em uma tela pregada na parede ou sobre a mesa (ou seja, televisão, computador); ou que ao andar pelas ruas veriam grandes outdoors com pessoas semidespidas estampadas neles a título de propagandas de produtos?; ou ainda que as pessoas ficariam fazendo "dancinhas" sem pudores em todos lugares? Pois bem, estas absurdas imoralidades, dentre outras, foi prevista por Nossa Senhora do Bom Sucesso há mais de quatro séculos atrás, além de inúmeras outras profecias que se cumpriram no percorrer dos séculos, sendo muitas delas semelhantes às suas aparições em Fátima, Portugal, e em Akita, no Japão.

As primeiras aparições

Esta aparição de Nossa Senhora aconteceu em Quito, capital do Equador, em 02 de fevereiro de 1594 para a irmã Mariana de Jesus Torres, que desde sua infância teve contato com o sobrenatural de Deus, preparando-a para as futuras mensagens de nossa Mãe. Finalmente, em uma dia de forte oração para cura das feridas que afligiam sua igreja e comunidade, escutou uma voz a chamando pelo nome. Levantou os olhos e viu Maria em meio a uma enorme luz, carregando o Menino Jesus em seu braço esquerdo e um báculo de ouro em sua mão direita, dizendo a ela:

"Sou Maria do Bom Sucesso, Rainha dos Céus e da Terra. Tuas orações, lágrimas e penitências são muito agradáveis a nosso Pai celestial. Quero que fortaleças teu coração e que o sofrimento não te abata. Tua vida será longa para glória de Deus e de sua Mãe, que te fala. Meu Filho Santíssimo te presenteia com a dor em todas as suas formas. E, para infundir-te o valor que necessitas, toma-O de meus braços nos teus"

Mariana tomou o Menino Deus em seus braços e sentiu uma paixão ainda maior por compartilhar seu sofrimento com Deus, sofrer pela redenção da humanidade e se tornar uma mártir. Nosso Senhor, em outra ocasião, lhe pergunta se ela gostaria de receber a coroa da glória ou a coroa de espinhos e sofrer pela humanidade. Ela escolhe a coroa de espinhos! Nos anos que se seguiram, a vidente passou por grandiosos sofrimentos. Assim como outros leigos eleitos por Jesus, ela recebe também os Seus estigmas, que a acompanharam até o leito de morte. 

A imagem feita pelos anjos

Em outra aparição à Mariana, Nossa Senhora lhe pede que seja feita uma imagem como ela a via nas aparições, colocando-a sobre a cátedra da Priora. Destacou que em sua mão esquerda deveriam colocar o Menino Jesus e na mão direita um báculo com as chaves da clausura. Reforçou que a imagem deveria ter seu tamanho real e que faria grandes prodígios através dela. Pediu ainda que a escultura fosse feita por Francisco del Castilho, escultor da região que levava uma devota vida cristã. Ele nada quis cobrar pela obra, a qual disse que faria com grande devoção, recebendo a tarefa como uma benção do céu. Nossa Senhora ainda profetizou: "a perfeição da obra corre por minha conta. Gabriel, Miguel e Rafael tomarão a seu cargo secretamente a fabricação de minha imagem” 

Mariana precisava, então, que a imagem fosse exata e para tanto tinha me medir a altura da Mãe. Pegou o cordão franciscano que estava em sua cintura para esta tarefa. Com grande temor, disse que não seria digna de tocar em sua cabeça com o cordão para encontrar sua altura. A santa Mãe com grande compaixão ao temor da irmã, segurou o cordão sobre sua cabeça e ela o esticou até seus santos pés. Encontrando a medida, passou-a ao escultor junto a indicações das feições de Nossa Senhora.

                                                            Fonte: Canção Nova

Quando a imagem estava praticamente pronta, já com a pintura base aplicada, o escultor foi procurar as melhores tintas para pintar a última camada. Porém, na madrugada anterior à ultima demão de pintura, ao ingressar na igreja para rezarem o ofício, se depararam com o milagre:

Escutavam anjos cantando "Salve Sancta Parens" sob o interior da igreja iluminado sobrenaturalmente com raios vívidos que saíam da imagem. No chão próximo a imagem viam raspas de madeiras junto a pintura base aplicada anteriormente. A imagem então foi aos poucos sendo transformada com traços suaves e angelicais, através de mãos invisíveis aos presentes no local, exceto para Mariana. Sob êxtase, ela via que os escultores eram os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, junto a São Francisco, cumprindo a profecia feita anteriormente a ela de que os anjos realizariam a perfeição da escultura.

Ao se deparar com a imagem finalizada sobrenaturalmente, del Castilho lavrou uma nota informando que ele não era o autor de obra tão divina, mas sim dos anjos de Deus, sendo esta diferente daquela que havia feito. Tornou-se mais uma prova do milagre.

Hoje em dia há relatos de que a imagem muda bruscamente de peso, tornando-se leve como uma almofada ou pesada como chumbo. Adicionalmente existem testemunhos e fotos da mudança das feições da imagem conforme a aceitação ou negação de Nossa Senhora à alguma situação do momento

As profecias para os séculos XIX e XX

Apesar desta profecia ser transmitida pela Mãe no século XVI, ela mesma disse que cairia no esquecimento e ficaria oculta por séculos, sendo apenas difundida no século XX (e consequentemente para seu contínuo neste século XXI), quando a corrupção dos costumes chegaria em níveis alarmantes, com a consequente perda da féHaveriam ainda neste futuro período grandes calamidades físicas e morais, assim como públicas e privadas. Surgiria então a necessidade de invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso para sustentar e resguardar a fé nestes tempos difíceis que surgiriam nos quais muitos se tornariam indiferentes a Deus.

O cumprimento das profecias ao longo dos séculos ocorreu com grande exatidão, o que já não é mais suposto se fazer qualquer questionamento sobre a validade desta aparição particular à vidente Mariana. Seguem as profecias já cumpridas:

  1. O Equador se tornaria independente e deixaria de ser uma colônia;
  2. Surgirá no Equador um presidente (Garcia Moreno) efetivamente cristão e que será martirizado (foi assassinado ao ser eleito para seu terceiro mandato);
  3. Proclamação do dogma da fé da Imaculada Conceição e da Assunção de Nossa Senhora;
  4. Decadência do clero no século XIX e XX e surgimento de um sacerdote modelo a ser seguido: o Santo Cura D'ars (São João Maria Vianney);
  5. Canonização de Madre Beatriz Silva.

Adicionalmente, há outras profecias que já se cumpriram e estão em andamento, sendo vistas suas consequências até os dias atuais deste século XXI, sendo estas:

  1. Expansão das heresias e seitas - atingiriam os lares e a própria igreja, assim como todos os áreas de atuações humanas. Consequentemente, muitos padres se distanciariam do seus deveres sagrados; porém sempre haveriam almas boas, em especial religiosas, que se dedicariam a Ela e a Deus;
  2. Surgimento do espírito de impureza e apostasia generalizada - que saturaria toda a atmosfera da sociedade, com uma ampla corrupção dos costumes. A instituição do matrimônio seria atacada de todas as formas, originando gerações sem as bençãos do batismo e da confirmação;
  3. Perda da inocência infantil e do pudor das mulheres - gerada pelas seitas imersas na sociedade e corrupção dos costumes. Consequentemente inúmeras vocações ao sacerdócio deixaram de se concretizar pelo desencaminhamento das crianças.
  4. Perda quase total de almas virgens, em consequência ao cumprimento das profecias anteriormente citadas
  5. Pouco valor se daria aos sacramentos da Comunhão e à Unção dos Enfermos (antiga Extrema-Unção, sacramento tão importante para auxílio à salvação das almas das pessoas em falecimento).
  6. Martírio do pequeno número que entraria em luta com oração, reparação e penitência, resguardando a fé. Serão contados como mártires, por seus sacrifícios pela pátria e pela igreja. 
  7. Triunfo da igreja. Quando tudo parecer perdido, virá a restauração completa! Então a igreja ressurgirá e triunfará nas mãos de Jesus (ou seja, o Triunfo dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, como profetizado também em Fátima).

Em 1634, a Nossa Senhora junto ao Menino Jesus, acompanhados dos três arcanjos, fazem sua última aparição à Madre Mariana de Jesus, anunciando que ela iria falecer. O corpo da Madre Mariana de Jesus Torres permanece até hoje incorrupto após sua morte há mais de 400 anos. O processo de beatificação da Madre foi iniciada em 1986.

Ajude você também a divulgar essa devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso. Nossa Mãe, em suas aparições, garantiu que aqueles que a propagassem no século XX (consequentemente também no XXI, pois estamos vivenciando ainda suas profecias) teriam sua proteção e um bom êxito em suas batalhas, ou seja, sucesso. Porém, para isto precisamos lutar com oração e penitência, como Ela pediu e repetiria isto mais de 400 anos depois em sua aparição em Fátima. Façamos parte do exército de Maria como apóstolos dos últimos tempos. Lembremos ainda, a Mãe já profetizou que ganhará, esmagará a cabeça de Satanás e triunfará junto com seu Filho Jesus.

Referências: PADRE PAULO RICARDO, CATOLICISMO, RICARDO PIO MARIA (A), RICARDO PIO MARIA (B), QUEM REZA SE SALVAEXÉRCITO DA IMACULADA