São Cristóvão carrega o Menino Jesus nos ombros: Ele tinha o peso do mundo! Padroeiro dos motoristas

Réprobo era um homem alto e de força hercúlea, assemelhando-se aos antigos gigantes da época do pré-dilúvio ou a Golias do antigo testamento. Nasceu em Canaã no século III e foi crescendo com grande imposição física, que logo o tornou um guerreiro vitorioso, almejado pelos exércitos para garantir suas vitórias. Mas era filho de um rei da cananeia que não lhe deu qualquer ensinamento religioso, menos ainda cristão. Mas certo dia, em suas manias de grandeza, resolveu que precisava trabalhar e servir ao maior rei da terra, partindo em sua procura.

Finalmente o encontrou e passou a servi-lo. Mas notou que ele se angustiava quando cantavam uma determinada canção no qual citava-se o nome de um tal de diabo, fazendo em seguida o sinal da cruz. Ele nada entendia! e resolveu perguntar o significado daquilo. O rei lhe respondeu que era para afastar aquele ser citado na música de perto dele. Logo o guerreiro viu que estava servindo ao rei errado, pois ele não era o maior de todos. Deveria então procurar ao diabo para servi-lo.

O demônio na sua esperteza logo se pôs em seu caminho no meio de um deserto, apresentando-se ao gigante como sendo o maior da terra. Réprobo não pestanejou e já começou a segui-lo. Mas em um dos caminhos que faziam, o diabo avistou uma cruz e rapidamente mudou o caminho

Questionado o motivo por ele, o demônio não teve saída e explicou que houve um homem chamado Jesus Cristo que foi pregado em uma cruz para salvar toda a humanidade. Então ao avistar uma cruz precisava correr, pois não conseguia enfrentar esse Jesus

O guerreiro viu que seguia novamente a pessoa errada, pois era a Jesus que precisa achar para servi-lo! Já partiu em outra jornada investigativa até encontrar um eremita que lhe instruiu a ajudar as pessoas a atravessar um caudaloso rio, por ser difícil a elas fazer a travessia sozinhas. Assim, lhe ensinou que com esta atitude estaria ajudando ao próximo, pois é isso que Deus na pessoa de Jesus faz - então O encontraria.

Se instalou ao lado do rio e ajudava as pessoas dia e noite. Certo dia, um menino o acordou pedindo que o ajudasse a atravessar o rio. Ele logo concluiu: tranquilo, um leve garoto, faço isso rapidamente! Colocou-o em seu ombro, pegou seu bastão e começou a travessia. Mas conforme adentrava o rio, o menino ficava cada vez mais pesado, afundando-o mais e mais na água conforme avançava. Chegou a temer pela sua vida e a da criança com medo de não alcançar a outra margem. 

Mas com imenso esforço finalizou a travessia e disse: "Menino, nos colocastes em grande perigo, você pesa como o mundo!". A criança respondeu: "Você levou sobre seus ombros ainda mais do que o todo o mundo, carregou o seu Criador! Sou eu o Jesus a quem estás servindo! "

E Jesus continuou dizendo que como prova de que Ele era o Deus que procurava, deveria pegar seu bastão e enterrá-lo na terra ao lado da cabana, este então iria frutificar e florescer no outro dia. Assim o fez, e o milagre aconteceu conforme Jesus profetizou! Réprobo então passou a ser chamado de Cristóvão, que significa "aquele que carrega Cristo" e se tornou um grande pregador das palavras de Jesus, principalmente em Lícia, convertendo inúmeras pessoas. 

Sua "fama" de cristão o levou a ser capturado pelo imperador Décio, que lhe impôs grandes torturas para renunciar sua fé: foi alvejado por flechas e teve o corpo transpassado por barras de ferro. Mas não renunciou a Deus! Após isso foi decapitado.

Devido ao milagre da travessia do rio a imagem de São Cristóvão passou a ser representada com o Menino Jesus em seus ombros e Ele carregando uma bola, que por sua vez, representa o mundo (e seu peso!). Também veio a ser o Padroeiro dos Motoristas, intercedendo na "travessia" de seus caminhos quando recorrem a seu auxílio.

VEJA ou LEIA mais sobre a aparição do Menino Jesus a São Cristóvão e outros milagres deste santo acessando as referências deste texto logo a seguir.

Referências:

SINTONIA COM DEUS. São Cristóvão: o santo que carregou o Menino Jesus.

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. São Cristóvão.

BLOG DO CAMINHONEIRO. Por que São Cristóvão é considerado o Padroeiro dos Motoristas?

EXPEDIÇÃO 19 NO CAMINHO DA FÉ. História da vida de São Cristóvão (século III) - Padroeiro dos Motoristas

ASSOCIAÇÃO EVANGELIZAR É PRECISO. Orações e conforto: São Cristóvão (Protetor dos motoristas e viajantes)

SANTUÁRIO SANTA PAULINA. Motoristas receberão uma benção especial no dia de São Cristóvão