Jesus desce da cruz para falar com São Tomás de Aquino e recebe a resposta mais sábia que um humano poderia Lhe dizer. Padroeiro das universidades

Nascido em 1225 na cidade de Roccasena, Itália, em berço de família nobre, logo na sua infância já demonstrou ser muito inteligente e apegado aos estudos. Já adulto, ingressa na Ordem de São Domingos e segue sua vocação sacerdotal, porém contrariado inicialmente pela sua família que tentou desacreditá-lo, chegando até mesmo a trancá-lo em uma cela por dois anos. Sem efeito. Logo se tornou um dos maiores doutores da igreja e professor de teologia, equiparado apenas a São Paulo e Santo Agostinho, demonstrando a total coexistência entre a Fé Cristã e a razão.

São Tomás de Aquino era um profundo devoto da Sagrada Eucaristia. Por vezes colocava sua cabeça dentro do sacrário para sentir-se mais próximo a Jesus, como se fosse uma criança, visto Ele estar ali presente em carne e sangue. Seguiu a risca o que disse Jesus: 

(Lucas, 18, 16-17): "16.Deixai vir a mim as crian­cinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. 17. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma crianci­nha, nele não entrará”. 

Apesar de toda sua grandiosidade intelectual, dizia ter aprendido mais com esta forma de oração do que com todos seus estudos ao longo da vida. Decorrido deste seu grande amor à Eucaristia, compôs as imortais obras primas Pange Lingua e Lauda Sion para a festa de Corpus Christi.

Lecionou em importantes instituições de ensino superior como a universidade de Paris, Roma, Bologna e Nápoles. Em uma destas ocasiões, estando em Paris, um grupo de professores de Sorbone criou um problema relacionado a Transubstanciação da Eucaristia e propôs-lhe que resolvesse. Buscou uma meditação mais prolongada que o costumeiro e redigiu a solução com extrema minúcia, cuidado e responsabilidade. Finalizada a redação, colocou a resposta no altar, em frente a Jesus crucificado. Permaneceu ali em oração, como a esperar por um veredito de Deus. Neste momento ocorre o maior milagre de sua vida:

"(Naquele momento) haviam padres observando e foi bom que estivessem. Declararam que Cristo desceu da cruz diante de seus olhos mortais e permaneceu em pé sobre o papel com a resposta escrita, dizendo: 'Tomás, escreveu bem sobre o Sacramento de Meu Corpo'. Segundo ainda se disse, foi depois desta visão que São Tomás foi milagrosamente suspenso ao ar" (Chersteton, 1933, p.103).

Esta versão é a descrita por um dos mais renomados autores de livros britânicos entre as décadas de 1900 a 1930, G. K. Chesterton, que escreveu algumas obras relacionadas ao catolicismo, incluindo esta sua biografia de São Tomás de Aquino que veio a ser considerada a mais completa e de fácil acesso e entendimento ao público em geral. Todavia há uma outra versão complementar a esta bastante disseminada que destaca outro ponto importante da conversa entre Jesus e o santo:

Após receber a resposta positiva de Deus quanto às suas palavras relacionadas a Transubstanciação, Jesus ainda lhe pergunta: "Tomás. Qual será a tua recompensa?". Quando então, regado por sua grande sabedoria, ele fala a melhor resposta que um humano poderia Lhe dizer: "Nada além de Ti, Senhor!"

Referências: G.K. Chesterton, Santo Tomás de Aquino (traducción de Denes Martos); Bíblia Católica, Misericordia.orgIgreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, Canção Nova, Padre Reginaldo Mazotti, Tenda do Senhor, Presbiteros.org.br, Padre Alexandre FernandesSegue-me, A12