Este é um breve resumo que fizemos do filme Provas de fé: Santo Agostinho (Indigenius Estúdios) - baseado em um milagre real investigado e comprovado pelo Vaticano. Veja o trailer oficial logo abaixo, mas sugerimos que assistam o filme inteiro para verem todos os detalhes deste incrível e santo milagre que nos descreve o poder da oração de uma mãe!!!
Fonte: Canal Cristovision Oficial
Grégorio nasceu em uma família cuja mãe, chamada Mônica, era muito cristã e devota de Santo Agostinho, mas com um pai ateu. Este insistiu que seu filho não poderia ser batizado após o nascimento, sob a terrível argumentação que ele quem deveria escolher isso após adulto.
Desta forma, ao chegar em sua juventude, a falta de uma educação cristã mais regrada somada aos descaminhos do mundo o levou a se perder na vida... Os constantes avisos e incentivos de sua mãe para buscar a Deus pouco ou nenhum efeito tinham. O jovem passou a viver em um mundo de seguidas baladas durante a semana, regadas por drogas.
Mônica até conseguiu fazer o padre de sua paróquia conversar com Gregório para incentivá-lo a buscar o sacramento do Batismo, mas ele fez chacota do pároco e de sua fé, reforçando que jamais creria em Deus. A situação parecia irremediável...
Sua mãe, então, faz uma entrega total nas mãos de Santo Agostinho, buscando sua intercessão junto a Deus:
Diante de um grande quadro do santo em sua casa, implora: "Santo Agostinho, estenda suas mãos para tirar o Gregório das trevas..."
E o vício do jovem segue aumentando... até que certo dia chega em uma balada, junto a sua namorada (Keith) e de um amigo traficante, o Luigi, de quem sempre comprava suas drogas. Logo que entram ambos iniciam o consumo, mas sob críticas de sua namorada que vinha tentando tirá-lo deste caminho. Pouco tempo depois ambos já querem deixar o local. Keith se oferece para dirigir, pois estava sóbria, mas os dois somem deixando-a para trás.
Gregório assume o volante, em alta velocidade. No caminho, Luigi lhe oferece mais drogas para que ele acelerarasse ainda mais... Consome enquanto dirige mesmo... O pé agora chega no fundo do acelerador, última marcha... E o esperado nessa situação acontece: perde a direção, bate fortemente e capota. Seu amigo traficante sobrevive, enquanto Gregório é hospitalizado em estado de coma.
Naquele momento, o médico já fala aos pais e à Keith que a situação era a pior possível, que se preparassem para o pior. Durante as semanas que se seguiram a equipe médica fez inúmeros exames até chegarem ao veredito final e informaram à família ao lado do Gregório deitado no leito em seu quarto - que se mantinha estático, apenas com os olhos abertos (mas em coma):
- Sentimos em informar que o estado de coma do Gregório é irreversível, ficará em estado vegetativo para sempre. Apenas alterará para estados de vigília, com os olhos abertos, mas ele não está aí (não está consciente)...
O choque foi brutal para a família... Mas o que não sabiam é que o jovem escutou tudo ao lado da cama e pensava mentalmente:
- "NÃO!!! MÃE, MÃE, ESTOU AQUI!!!! Não me deixe... Porque não me escutam???"
Gregório apesar de consciente não entendia seu estado vegetativo... Apenas sua namorada realmente achava que ele podia escutar:
- Keity: "Amor, sei que me escuta, não nos deixe... Seus pais ficaram arrasados com a notícia do médico."
- Gregório (em pensamento): "Não vou te deixar meu amor! Olhe pra mim, já estou curado! Sei que fui um babaca me drogando e não escutando minha mãe..."
- Keith: "As vezes me sinto uma boba falando aqui com você e você não respondendo..."
- Gregório (em pensamento): "O que? Não... Estou te respondendo sim... Keity.. Keity..." E ela vai embora.
Neste momento ele percebeu que não o escutavam... Mas sua mãe passava dias inteiros ao seu lado, lendo livros de Santo Agostinho e em oração. Em algumas oportunidades pedia perdão a sua mãe por não tê-la escutado, mesmo sabendo que ela não ouviria. Seu pai queria deixá-lo partir achando que estaria sofrendo, mas Mônica não permitia e se mantinha firme em oração junto a Deus.
Numa das noites ao seu lado, Mônica dormiu com a cabeça encostada no leito de seu filho. Gregório, então, escuta uma voz:
- "Gregório! Gregório! Levanta-te e leia!!!"
Imediatamente sua alma levantou-se, enquanto seu corpo permanecia deitado. Teve vontade de dar um forte abraço em sua mãe mas não podia. Mas agradeceu por ela não o ter abandonado em nenhum momento.
Pegou em seguida o livro que ela lia de Santo Agostinho, abriu-o aleatoriamente e leu a seguinte passagem, referente a um momento em que a mãe do santo orava muito por seu filho enquanto estava refugiado:
"Ela chorou por minha morte espiritual. Meu Deus, Tu escutou o clamor dela. Aí escutou que perante as lágrimas dela regava a terra perante Teus Olhos. Ela orou por mim em todo lugar e o Senhor ouviu as preces dela". Após a leitura, acariciou os cabelos de sua mãe e voltou a deitar sua alma sobre seu corpo.
Mônica acorda cedo dizendo ao seu marido ter tido um belíssimo sonho. Mas ele neste momento estava irredutível e até já havia chamado o padre para dar a Unção dos Enfermos (à época ainda chamada de Extrema-Unção) ao filho deles...
Chegando mais tarde o sacerdote, inicia os procedimentos da Unção e finaliza lhe fazendo o sinal da cruz diante de seu corpo. E o inacreditável milagre acontece imediatamente diante de todos:
Gregório abre os olhos, acorda e começa a dizer: "Mamãe... Mamãe... Te amo tanto...". E volta a vida completamente normal!!! Sua namorada e os pais o abraçam irradiantes do tamanho milagre diante de seus olhos!
Em poucas semanas Gregório vai recuperando o estado normal dos seus músculos até ficar forte. Ele então conta a sua mãe que naquele dia que ela disse ter tido um belo sonho, ele escutou uma voz dizendo para se levantar e ler o livro de Santo Agostinho. Inclusive indicou a página e o texto que leu no livro. Ela o abriu e era exatamente o que disse! Por ser ateu convicto antes do acidente, jamais ele teria lido aquele livro e menos ainda teria decorado frases e páginas. Então Mônica e o próprio Gregório não tinham dúvidas: foi Santo Agostinho quem fez a intercessão junto a Deus pelo milagre. E o jovem, finalmente, faz um pedido a sua mãe:
- Mãe, quero me batizar!
Quanto ao pai do jovem, este pede perdão ao filho por não ter acreditado em certo ponto que ele poderia voltar à vida. O milagre foi investigado em detalhes pela igreja, levado ao Vaticano e considerado verídico. Santo Agostinho já havia sido canonizado por aclamação popular assim como se tornado doutor da igreja em 1292, mas o milagre de Gregório foi o primeiro oficialmente investigado e reconhecido pelo Vaticano.
Referências: Provas de fé: Santo Agostinho (filme Indigenius Estúdios), Canal Cristovision Oficial