Milagres de São José de Anchieta. Co-padroeiro do Brasil

São José de Anchieta foi um padre jesuíta participante da Companhia de Jesus fundada por Santo Inácio de Loyola e em 1553 veio evangelizar os índios do Brasil (recém descoberto em 1500) e portugueses que aqui vieram residir. Foi o fundador da cidade de São Paulo e outras cidades do país em suas explorações de catequização. Veja um pouco mais de sua história no vídeo abaixo, assim como de sua recente canonização em 2014 pelo Papa Francisco, após constatação de 5.350 graças obtidas por sua intercessão!

Fonte: TV Canção Nova

Mas além de sua inteligência acima do normal e de seus dons artísticos, de dramaturgia, poesia e gramática, o padre Anchieta ainda recebeu muitos dons divinos de grande porte que foram fundamentais para a evangelização e conversão de nossos índios, equivalentes aos grandes milagres de nosso contemporâneo Padre Pio, ou mesmo ainda maiores!

A seguir alguns de seus milagres, com texto copiado de breves relatados postados no site do Santuário Nacional de São José de Anchieta (CLIQUE AQUI para acessar diretamente o site):

LEVITAÇÃO

Através do testemunho de várias pessoas contemporâneas de Anchieta, sabe-se que a levitação do santo era um fato corriqueiro quase não despertando sustos na população. Era comum ele rezar missas levitando.

Levitar, entretanto, não era algo comum entre os índios. Alias, foi essa proeza, que uma vez o salvou dos perigosos tamoios, quando foi feito refém em Iperoig (onde hoje é Ubatuba), enquanto o padre Nóbrega tentava um pacto com os tupis. O chefe dos tamoios, Pindobuçu, vendo-o elevar-se do chão, atemorizou-se e, na dúvida sobre que espíritos, bons ou maus, estariam dando-lhe forças para tal, preferiu não arriscar, poupando-lhe a vida.

RESSUSCITOU MORTOS

Ele ressuscitou mortos. Sabe-se de pelo menos seis pessoas revisitadas pelo padre Anchieta embora fugisse disso alegando sempre: 'Não vim como medico'. Conta-se que uma menina havia morrido, deixando seus pais desconsolados. O padre Anchieta chega, vai até o seu cadáver e diz-lhe: “Minha filha, tu estás querendo roubar o paraíso facilmente. Volta e luta”. Imediatamente, a menina ressuscita.

Também existe a famosa história do índio Diego, que todos achavam que era batizado, por guardar os mandamentos e dizer-se cristão. Mas, após morrer sem o sacramento, durante o seu enterro, ele se levanta e pede a uma senhora que vela o seu corpo que chame o padre Anchieta, a fim de ser batizado. O apóstolo chega, batiza-o e ele morre novamente.

PADRE JOSÉ DE ANCHIETA FICA MEIA HORA EMBAIXO D'ÀGUA REZANDO

Certa ocasião, o beato navegava pelo rio Tietê quando seu barco naufragou. Diz a história que o barqueiro que o conduzia, após vários mergulhos, encontrou-o no fundo da água, calmo, sentado e lendo o catecismo, e rezando. De acordo com a biografia escrita por Pero Rodrigues, contemporâneo do beato, ele ficou submerso coisa de meia hora."

SUA PREGAÇÃO É OUVIDA A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA

Quando Anchieta se encontrava em Bertioga várias pessoas ouviram sua voz, em pregação, num momento em que ele estava a várias dezenas de quilômetros distante do local. 

UM CLARÃO DURANTE SUA PREGAÇÃO

Numa missa, na presença de muitos fiéis, durante a pregação, o padre caiu de joelhos. Neste exato momento, um imenso clarão iluminou o templo  e chegou a assustar aos que estavam na Igreja de Nossa Senhora de Itanhaém.

FAZ PESCADORES ACHAR PEIXES

Um dos casos de premonição, ou adivinhação, mais conhecidos do santo é o da falta de peixes na Bahia. Os peixes estavam cada vez mais escassos e os pescadores começavam a passar necessidade. Anchieta então chamou um deles e mostrou-lhe o lugar onde deveria jogar sua rede. Num único lançamento o pescador tirou tantos peixes que não só supriu suas necessidades e as dos missionários como pode repartir a sobra entre os pobres.

LIA PENSAMENTOS E CONVERSAVA COM ANIMAIS SELVAGENS

São inúmeros os depoimentos de pessoas que afirmam que o padre lia pensamentos. Existem vários relatos que afirmam a existência de conversas entre o missionário e animais selvagens, como cobras e onças no cativeiro.

São José de Anchieta, desbravador e evangelizador do Brasil, intercedei pelo nosso país e seus habitantes nestes tempos atuais!!!

Referências: Santuário São José de AnchietaTV Canção Nova