Nosso Senhor mostra a Santa Faustina para quem também devemos rezar: pelas almas do purgatório

Depois de receber o chamado interior de Deus por uma vida santa dedicada a Ele, Faustina ingressa no convento que a divina providência lhe encaminhou. Neste local ela iria lapidar sua vocação, obediência e receber muitas provações. As aparições de Jesus à Santa para diálogos eram comuns.

Em seguida a uma de suas provações, Faustina fica doente. Sua superiora decide então enviá-la de férias para a cidade de Skolimów. Nesta oportunidade, a santa pergunta a Jesus para quem deveria oferecer orações. Nosso Senhor lhe responde que ainda naquela noite indicaria a quem deveria rezar.

A noite, então, surge o anjo da guarda, pedindo para que o acompanhasse. Em seguida, relata que se encontrou de imediato em outro local, agora cheio de névoas e fogo... ainda pior, dentro haviam vastidão de almas sofredoras. Era o purgatório.

Faustina relata ainda: "Essas almas rezavam com muito fervor, mas sem resultado para si mesmas. Apenas nós podemos ajudá-las". Perguntou, então, para as almas: "qual seu maior sofrimento?" De forma unânime, respondem: "a saudade de Deus". (Diário, 20)

Observou que a Nossa Senhora visitava as almas naquele purgatório para lhes trazer alívio. Eles a chamavam de "Estrela do Mar". Em seguida seu anjo a tira daquela prisão de sofrimento. Nosso Senhor lhe diz em seguida:

"A Minha misericórdia não deseja isto, mas a justiça exige". Deste momento em diante Santa Faustina passa a ficar ainda mais estreitamente unida às almas do purgatório. (Diário, 20).

Em outro dia, Faustina teve mais uma experiência com as almas do purgatório. Novamente era noite, e uma das irmãs falecidas à dois meses apareceu para ela, mas em um estado horroroso, toda retorcida de dores. Em seguida desaparece. A santa sentiu muito medo, pois não sabia se aquela irmã estava no purgatório ou no inferno... Fez então muitas orações pela pobre alma.

Na noite seguinte, a irmã falecida volta a aparecer-lhe, porém em situação ainda mais terrível, imersa em fogo ainda mais forte, tomada pelo desespero. Fez então ainda mais orações por ela. Passou-se alguns dias e a alma retorna novamente, mas agora completamente diferente: sem chamas sobre si e exalando felicidade. Faustina relata o que disse a irmã desta vez:

"... e me disse que tenho o verdadeiro amor para com o próximo, que muitas almas tiraram proveito das minhas orações (ou seja, não só a alma para quem ela ofertou a oração!!!) e me encorajou a não deixar (de rezar) pelas almas que sofrem no purgatório" (Diário, 58)

Vamos nós também fazer como Santa Faustina: ao fazermos QUALQUER oração e nossos pedidos particulares, lembremos de ofertar esta oração também pelas almas do purgatório. Elas serão beneficiadas imensamente na antecipação de sua saída daquele lugar de imenso horror. Lembre-se: um dia poderemos ser nós neste lugar clamando por orações da terra... Ainda, sabemos que a missa tem um valor INFINITO, então quando ofertar uma missa por algum ente falecido seu, oferte também pelas almas do purgatório. Você estará ajudando o próximo imensamente, mais do que pode imaginar.

Referência:

DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA. A Misericórdia Divina em minha alma.