Os milagres da videira, dos figos e da rosa de Santa Rita de Cássia

Santa Rita sempre foi muito obediente, fazendo humildemente o que lhe era atribuída por suas irmãs, transmitindo paz e mansidão. Após sua entrada no convento, sua madre superiora com o objetivo de testar sua obediência, pediu para ela plantar e regar um galho seco e morto de madeira que estava ali jogado. Cotidianamente  a santa começou a regar humildemente o galho duas vezes ao dia sem nenhum questionamento do porque daquilo lhe ser passado como tarefa diária, sob a risada incessante de suas irmãs - pois viam como impossível dar vida àquele pedaço de madeira morto.

Um ano depois, Deus a recompensa fazendo brotar daquele galho morto algumas pequenas folhas, que foram crescendo e se tornou uma vistosa videira. Até os dias de hoje o arbusto está forte e vivo no convento, ofertando deliciosas uvas ao longo dos séculos.

Outro milagre relacionado à natureza, foi o do figo e da rosa, atribuído à sua intercessão. Foi quando já estava nos últimos momentos de sua vida, recolhida como sempre dentro de seu quarto em oração, suportando amorosamente suas dores. Pede, então, a uma de suas irmãs que gostaria de um figo e de uma rosa. Este era o sinal que a santa havia pedido a Deus para saber se seu marido Paolo, morto assassinado, e seus filhos gêmeos que morreram de doenças, estavam salvos juntos a Deus. Mas a irmã disse que era impossível, pois nevava muito e não havia vida nenhuma sob a espessa camada de neve no jardim do convento. 

Porém, achando que a santa estava delirando frente a seus momentos finais de vida ou mesmo para não decepcionar Santa Rita, a irmã se dirige até o jardim a fim de verificar se havia algo. E para seu espanto observou que:

Milagrosamente haviam dois belos figos na figueira congelada, assim como uma lindíssima flor na ponta da roseira também congelada pela neve. 

Levou-os correndo à santa, que finalmente pode descansar em paz sabendo que seus entes queridos estavam junto Dele e que se juntaria novamente a seus familiares terrenos e a Deus. Surge a tradição de abençoar as rosas na festa de Santa Rita de Cássia.

LEIA ou VEJA MAIS acessando os links das referências deste texto logo a seguir.

Referências:

CANÇÃO NOVA PLAY. Santa Rita de Cássia - O Filme

CANÇÃO NOVA. Blog - Santos para crianças: Santa Rita

SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA - LONDRINA. Milagres

PADRE REGINALDO MANZOTTI. Santa Rita - Corpo Incorrupto.

PARÓQUIA SANTA RITA. História da Padroeira

ARQUIDIOCESE DE SOROCABA. História de Santa Rita de Cássia

SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA. Simbologias