Deocleciano foi imperador de Roma durante os anos 285 a 305, vindo a ser um dos maiores perseguidores dos cristãos. Em uma de suas declarações de guerra, os pais de Filomena foram a Roma pedir a paz ao imperador, levando junto sua belíssima filha. Ele concordou desde que lhes dessem sua filha em casamento. Mas a jovem já havia feito seus votos de castidade a Jesus e não aceitou.
O imperador então a mandou para ser torturada por cerca de 40 dias, nos quais recebeu a visão de Nossa Senhora que a socorria. Quando chegou a um estado de puro sangue e chagas já quase morta, foi lançada no cárcere mas dois anjos lhe apareceram durante a noite para lhe visitar e então:
a cobriram com um bálsamo que a curou integralmente de todas feridas e a tornou ainda mais bela. Deocleciano se espantou muito e até seu carrasco se converteu ao cristianismo.
Mas ele não parou. Mandou agora amarrar uma âncora em seu pescoço e lança-la no rio. Mas os anjos de Deus cortaram as cordas e a âncora afundou sem a jovem, que foi levada pelos anjos até a margem sem se molhar. Tentou uma terceira via: mata-la a flechadas com pontas aquecidas em fornalhas. Porém:
Os arqueiros atiravam mas as flechas faziam meia volta no ar e matavam os próprios atiradores.
Tais prodigios milagrosos converteram muitos que acompanhavam os martírios da jovem, irando ainda mais o imperador que finalmente a mandou decapitar, tornando-se mártir e hoje carinhosamente chamada de a "princesa" dos céus!
Leia mais ou veja vídeos sobre a vida e os milagres do martírio de Santa Filomena nos links das referências deste texto a seguir.
Referências:
QUEM REZA SE SALVA. Santa Filomena.
EM PAZ CONSIGO. Quem foi Santa Filomena? Conheçam a história de Santa Filomena