São Francisco Xavier e o milagre do caranguejo carregando o crucifixo. Padroeiro das missões e intercessor pelas conversões

São Francisco Xavier, grande missionário e um dos quatro fundadores da Companhia dos Jesuítas, também é muito conhecido por seus portentosos milagres, como por exemplo suas previsões do futuro e de acalmar mares revoltos. Um destes milagres que se tornou mais famoso foi o do crucifixo e o caranguejo.

Durante uma de suas expedições missionárias de evangelização pelo mar de Molucas, seu navio foi atingido por uma forte tempestade. Até os marinheiros, acostumados a este tipo de situação ficaram aterrorizados, não vendo escapatória. Nas reviravoltas da embarcação em meio ao mar, São Francisco inclina-se em uma das bordas para tentar tocar o mar com seu milagroso crucifixo a fim de acalmá-lo... mas o cordão que o segurava se rompe e este cai de suas mãos, afundando mar adentro e sumindo em seguida. 

O santo ficou entristecido, pois aquele crucifixo era um importante símbolo que carregava consigo para demonstrar sua fé católica, assim como Deus havia feito grandes prodígios através daquele tesouro em suas mãos. Enfim chegam pela manhã na praia de Céron com muito esforço e vivos.

Já em terra firme, observam que um grande caranguejo sai do mar carregando algo em suas garras levantadas. Vai direto ao santo e ao se aproximar notam que ser o crucifixo de São Francisco Xavier! Ele se ajoelha para pegá-lo e o beija com toda reverência. Em seguida o caranguejo volta para o mar após cumprir sua missão.

Este milagre fez parte da bula de sua canonização em 1670 pelo Papa Clemente X. Assista esse milagre no vídeo que produzimos (com imagens geradas por Inteligência Artificial) a seguir:

Referências: padrepauloricardo.org, cruzterrasanta.com.br, xaverianos.org.br