São José de Cupertino voava e os animais paravam para o escutar! O santo dos estudantes

A vida de São José de Cupertino é um grande exemplo da graça de Deus em nossas vidas, pois mesmos com nossas diversas limitações, se obedientes e assíduos na dedicação aos nossos afazeres dentro de nossas capacidades, Ele nos provê. Aquilo que não somos capazes, Ele completa!

O santo nasceu em 1606 na cidade de Cupertino. Logo na sua adolescência queria ingressar em alguma ordem católica, mas sempre o rejeitavam pois era muito atrapalhado, desajeitado e lhe acusavam de muita falta de inteligência. Finalmente, foi aceito pelos frades menores no qual lhe deram a tarefa de cuidar de uma mula. Sua obediência e dedicação ao cuidado do animal era tamanha, assim como sua vida de oração, que o admitiram como frade. Mas ele queria ser diácono, precisando passar por um exame, mesmo sabendo que seu sério problema de aprendizado dificultaria tudo imensamente. Começam neste momento as primeiras providências divinas:

No dia do exame, por providência, foi aberta a bíblia e lido aleatoriamente o único trecho do evangelho que ele sabia explicar bem: “Bendito o fruto do teu ventre, Jesus”.

Devido a este livramento e outro posterior que o conduziu à aprovação na ordenação de sacerdote, veio a ser conhecido como o santo dos estudantes, principalmente daqueles com maiores dificuldades nos estudos e de aprendizado.

Durante o seu sacerdócio, mesmo sendo analfabeto e sem estudos, conseguia obter grande entendimento de teologia que fascinava a todos. Com sua sabedoria e dom da ciência vinda de Deus aconselhava bispos, príncipes e até o papa.

Mesmo com toda a fama que se seguiu vinda de sua sabedoria, nunca deixou o trabalho rotineiro nas tarefas mais simples e árduas, como cuidar dos animais no estábulo. Seus dons ainda o acompanhavam em sua rotina: 

As ovelhas se juntavam próximo a ele para escutar suas palavras e orações, enquanto as aves dos céus cantavam girando ao seu redor em suas caminhadas.

Mas o dom que mais despertava a atenção dos cristãos eram seus êxtases quando se aproximava da imagem de Nossa Senhora ou mesmo só de ouvir alguém citar o nome de Jesus. 

Constantemente voava ou levitava de um lugar a outro dentro dentro da igreja, assim como próximo a Eucaristia. E mesmo não sendo nem um pouco adepto a muita higiene pessoal, ele exalava cheiro de rosas ao passar entre as pessoas, sendo sentido de muito longe.

Fonte: Canção Nova

Tinha ainda o miraculoso dom da bilocação, vindo a estar em dois lugares simultaneamente. Adicionalmente, suas intervenções milagrosas na cura das pessoas conduziram muitos à conversão, mas também forçavam sua constante mudança e perseguições da inquisição.

References:JESUS É O SENHORALETEIA, ACI DIGITALIRMÃO ARCHANJO, O SÃO PAULO