Santa Ágata tem seus seios decepados e restabelecidos por São Pedro. Padroeira das mulheres com cânceres de mama e intercessora pela proteção em terremotos, incêndios e atividades vulcânicas

Santa Ágata é uma grande intercessora em dois graves problemas muito comuns nos turbulentos dias atuais: nas doenças e cânceres de mama das mulheres e em desastres naturais, especialmente em terremotos, incêndios e atividades vulcânicas. Temos visto rotineiramente nos últimos anos o despertar de vulcões em inúmeros países e de terremotos atingindo todo o mundo, até mesmo no Brasil. Esse volume de desastres naturais "quase simultâneos" nunca foi relatado anteriormente na história da humanidade. Em Mateus 24:7 sobre a pergunta dos apóstolos a Cristo sobre os finais do tempo e sua volta respondeu: "7 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Portanto, em necessidade, recorra para sua proteção a intercessão de Santa Ágata.

Nascida em Catânia, na Sicília (Itália) entre 230 e 235, ainda nas primeiros séculos do cristianismo. Desde sua infância recebeu os ensinamentos cristãos e promete sua castidade a Deus, rejeitando aceitar algum casamento arranjado entre famílias, conforme costumes da época. Na juventude ela se tornou uma das mulheres mais belas da Sicília, além de ser muito inteligente e de família nobre. Claro, começou a despertar a cobiça de muitos homens da localidade. Mas aos 15 anos, no auge de sua juventude, já consagrada a Jesus, recebe do bispo o véu vermelho das virgens consagradas. Mesmo rica, vestia-se como pobre e vivia para servir os mais necessitados.

Porém, houve um pretendente que ela não conseguia se esquivar devido a sua grande insistência, pois apaixonou-se pela bela jovem: o senador romano Quinciano, conhecido por sua fome de poder e crueldade. Ela fez diversas recusas de casamento e de atos sexuais com o político, reforçando sua promessa de virgindade e vida devota a Deus. Ele chegou a capturá-la e entregá-la a uma dona de prostíbulo para desvirtuá-la de sua religiosidade cristã, mas após um mês de tentativas de desonrá-la, nenhum homem conseguiu tocá-la.

Finalmente, já muito irado, o senador a leva a julgamento por ser cristã - decorrida a grande perseguição aos cristãos que perdurava naquela época. Após dois dias de muita discussão e novas tentativas de persuadi-la a idolatrar deuses romanos pagãos, a jovem não se dobra. Nada mais podendo fazer, o político manda torturá-la de formas terríveis: queimando-a com ferro, esticando-a em uma maquina de tortura para desconjuntar os ossos, e... mandando arrancar seus seios. Nesta terrível tortura, ela pergunta a Quinciano: "Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te deu para alimentá-lo?".

Depois das terríveis torturas, Ágata foi jogada em uma prisão, sem nenhuma atadura em suas feridas, para morrer. Mas durante a noite ela recebe a milagrosa visita de São Pedro em seu cárcere, lhe restabelecendo os seios e curando seus ferimentos com uma luz divina.

Quinciano ao descobrir que Ágata permanece viva e mais saudável do que antes, manda intensificar mais as torturas: a despiram, deixando-a apenas com seu véu vermelho e a rolam sobre brasas ardentes, junto a cacos de vasos.

No momento exato destas novas torturas, um forte terremoto sobreveio a cidade de Catânia, matando inclusive amigos e políticos do círculo de Quinciano. A população conclama que ao político que libertasse a santa para o terremoto parar e o vulcão Etna cessar suas lavas sobre a cidade. Tiram-na da tortura e a lançam novamente no cárcere. 

Já na prisão, Ágata agradece a Deus pelas forças que lhe deu para suportar tamanhas atrocidades e entrega sua alma a Ele dizendo: "Meu Senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida. Leve-me e faça-me eternamente sua!", morrendo em seguida.  No exato instante de sua morte o vulcão Etna parou sua atividade.

O senador ainda sem o menor pudor, vai fazer um inventário das posses da jovem após alguns dias do seu falecimento. No percurso, dois de seus cavalos se voltam contra ele, um o mordendo e o outro lhe dando um coice que o lança no rio. Seu corpo jamais foi encontrado. 

Um ano após o falecimento de Ágata, o vulcão Etna volta a entrar em erupção, avançando suas lavas sobre a cidade e destruindo algumas aldeias. A população e os cristãos devotos a Santa Ágata, já em desespero, pegaram seu véu vermelho e o lançaram sobre as lavas na busca de um milagre que parasse toda a destruição da cidade. Imediatamente cessou a atividade vulcânica, salvando novamente a cidade de Catânia. Ao longo dos séculos, inúmeros milagres foram atribuídos a Santa Ágata na intercessão para cessar as lavas do vulcão Etna e nos terremotos da região, assim como de epidemias e pestes. Portanto, a santa passou também a ser a intercessora na proteção em situações de incêndios, terremotos e de atividades vulcânicas.

Referências:

EM PAZ CONSIGO. Quem Foi Santa Ágata? Conheçam a História de Santa Ágata, Águeda - A Santa Protetora dos Seios

EXPEDIÇÃO 19 NO CAMINHO DA FÉ. História da vida de Santa Águeda ou Ágata (século III) - Protetora dos Seios

COISAS DE SANTOS. Santa Ágata

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Santa Águeda (Ágata)

BREVIÁRIO. OS MILAGRES DE SANTA ÁGUEDA OU SANTA ÁGATA - COMEMORADA DIA 05 DE FEVEREIRO

DESCOBRINDO A SICÍLIA. Festa de Santa Ágata em Catânia

FREEPIK. Vetores, Fotos de arquivo e downloads PSD grátis