Santa Margarida de Antioquia sai de dentro da barriga do dragão e milagrosamente não sofre em seus assombrosos martírios. Intercessora das grávidas e das pessoas com problemas estomacais

Um martírio assombroso, que aterrorizou até seu carrascos. Assim pode ser resumido as punições impostas a Santa Margarida de Antioquia, tornando-se um dos fatos cristãos mais transmitidos ao longo dos séculos entre as gerações de cristãos.

Nascida no ano de 275 em Antioquia de Psiada (atual Turquia), órfã de mãe, Margarida tinha um pai que adorava deuses pagãos. Ele confiou a educação da menina a sua ama, mulher cristã, que secretamente lhe ensinou os caminhos de Jesus Cristo, possibilitando-a conhecer o Verdadeiro Deus. Logo ela começa a participar de cultos cristãos, irando seu pai que como pena a obriga a trabalhar junto aos escravos, com o objetivo de força-la a abandonar sua crença. Não funcionou! 

Certo dia o governador da cidade a vê trabalhando e se apaixona por sua beleza. Tenta convencê-lo a ser sua esposa e abandonar o cristianismo. Ela fica irredutível, mantendo ainda a promessa de virgindade que fez a Deus. Então o governador e seu pai a entregam ao tribunal para ser julgada acusando-a de ser cristã. Iniciaram-se sessões de torturas psicológicas, que não a abalaram. Partiram para as torturas físicas.... A partir daqui, o inacreditável que um ser humano pode fazer a outro acontece, mas as grandiosidades dos milagres de Deus no corpo da santa superou imensamente esse ódio, não permitindo que ela sofresse esses horrores:

A primeira tentativa foi açoitá-la e em seguida colocá-la em uma trave, rasgando-a com ganchos de ferro em várias partes do corpo. A população e até seus carrascos protestaram contra tamanha crueldade que a jovem estava passando. Finalmente a liberaram, toda dilacerada.  Mas já no outro dia seu corpo se regenera e não tem nem sequer arranhões. 

A levam novamente ao governador que consegue piorar sua nova pena: deveriam assar a jovem sobre uma chapa quente. Seus carrascos voltam a pedir diminuição da severíssima punição, mas sem resultados. Milagrosamente, Margarida não demonstra nenhuma dor ou sofrimento e não morre.

Em sequência a jogam na prisão. O demônio invade sua cela na forma de um dragão e a engole por inteiro. A santa segura firmemente seu crucifixo, irritando o estômago do dragão, expelindo ela de volta para fora. Satanás acuado, ferido e humilhado, foge da santa. O governador, por sua vez, não desiste! A amarra em correntes de ferro e a lança em um rio gelado. Outro milagre: a jovem sai do rio com as correntes arrebentadas e novamente sem nenhum sinal de torturas, dobrando de joelhos toda as pessoas da localidade que acompanhavam a cena, convertendo-as ao cristianismo. Muitos se oferecem para serem mortos no lugar da jovem!

Mas o governador não se dobra: agora pede para decapitá-la. Seu carrasco corta sua cabeça e pede perdão em seguida a Deus, caindo ao chão morto em sequência na frente da população. Sua história conta ainda que antes de ser decapitada, teria pedido a Deus para que mulheres grávidas ou em trabalho de parto pedissem sua intercessão.

Santa Margarida morre aos 15 anos de idade. Cristãos convertidos levam seu corpo a um lugar seguro para ser enterrado. Rapidamente passou a ser venerada no Oriente. Logo que seu corpo foi transportado para a Itália no século X, passou a ser venerada também no Ocidente e passou a estar entre os 14 Santos Auxiliadores que os cristãos mais pedem intercessão em situações de grande dificuldade ou de doenças. 

LEIA MAIS acessando as referências deste texto clicando nos links a seguir.

Referências:

PADRE MARCELO ROSSI. Santa Margarida 275 - 290. 

FRANCISCANOS. Santa Margarida da Antioquia

HEROÍNAS DA CRISTANDADE. Santa Margarida de Antioquia – 20 de julho

COISAS DE SANTOS. 20 de julho - Santa Margarida de Antioquia da Pisídia

SANTOS, BEATOS, VENERÁVEIS E SERVOS DE DEUS. SANTA MARGARIDA DE ANTIOQUIA, Virgem e Mártir, protetora das mulheres grávidas e das pessoas com problemas estomacais

A12. Santo do dia: 20 de Julho é dia de Santa Margarida de Antioquia

COMECE O DIA FELIZ. Santo do dia 20 de julho: Santa Margarida