Santa Rita intercede pela vida eterna de seus gêmeos ainda vivos e entra milagrosamente no convento com as portas fechadas

A intercessão pela vida eterna de seus filhos gêmeos ainda vivos

Santa Rita queria desde criança  ser uma religiosa. Mas antes de se tornar freira, foi casada com Paolo Mancino, um homem muito brutal, fanfarrão, sem temor a Deus e pertencente a uma grande facção política italiana. Ainda jovem Paolo se apaixonou por Rita, vindo o casamento a ser arranjado posteriormente pela família. Compreendendo o caráter explosivo do rapaz, aceitou-o, pois ele poderia gerar uma grande confusão para ela e sua família caso recusasse. Conviveu com ele por 18 anos e tiveram dois filhos gêmeos: Giangiacomo e Paolo Maria: ambos temperamentais, puxando o pai.

Apesar de inúmeros maltratos que sofria, nunca reclamava e sempre procurar lhe obedecer e dar um bom exemplo. Sua santidade foi convertendo-o pouco a pouco, até que se tornou um cristão respeitoso. Mas suas confusões anteriores não o abandonaram, pois criou muitos inimigos, até que um deles o matou em 1406. Ao encontrar o marido morto, tentou esconder sua camisa cheia de sangue para que os filhos não achassem que foi assassinato, mas não adiantou. Giangiacomo e Paolo Maria  queriam vingança e juraram o assassino de morte! Mas Rita compreendia os desígnios de Deus aos seres humanos para que cada um alcance sua salvação e sabia que os jovens poderiam perder sua vida ETERNA se cometessem tamanho pecado. 

Isto a levou à decisão de colocar nas mãos de Jesus a vida terrena deles, pedindo e intercedendo a Deus que os levasse para céu se no futuro se tornassem assassinos. Ela entendeu perfeitamente que era preferível ver os filhos mortos na terra que mortos eternamente!

Deus observou o futuro dos jovens, e os levou embora através de doenças advindas da peste daquela época algum tempo depois, um seguido do outro em pouco intervalo... Mas antes da morte os meninos perdoaram em definitivo o assassino. Mas não pense que foi fácil para a santa este pedido a Deus e velos morrer. Ela entrou em grande desespero e foi morar numa caverna para ficar em oração e conseguir renovar sua forças junto a Deus. Permaneceu assim até 1407, período em que floresceu mais fortemente seu desejo de infância de entrar para o convento das irmãs Agostinianas na cidade de Cássia. 

A entrada milagrosa de Santa Rita no convento com as portas fechadas

Ela sofreu várias resistências das irmãs quanto ao seu ingresso no convento, pois já havia sido casada e estava com marido e filhos mortos, então interpretavam que talvez fosse apenas um desejo de ser freira por desespero e não por vocação. 

Então, em suas orações cotidianas, começou a rogar pela intercessão de seus três santos patronos: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Mas quando já parecia-lhe impossível ingressar naquela ordem cristã, houve a intercessão na sua causa: certa noite, Rita escuta três chamados por seu nome: Rita, Rita, Rita! Mas não encontrou ninguém, voltando às suas orações rotineiras. Mas o chamado retornou. Ao abrir a porta de casa, deparou com São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau. Eles pediram que ela os acompanhasse. Começou a segui-los pelas ruas da cidade até a porta do convento de Santa Maria Madalena, local na qual recebeu as recusas para sua entrada. A porta estava muito bem trancada pois já era noite. 

Repentinamente os três santos somem e ela sente um leve empurrão, entrando em êxtase. Ao amanhecer as freiras a encontram dentro do convento, dormindo ao chão, com as portas ainda fechadas. Esse milagre as fez entender que era providência divina para que aceitassem Rita no convento, onde então finalmente fez seus votos e tornou-se freira. 

Neste local ela faria inúmeros milagres posteriormente por sua intercessão junto a Deus, assim como receberia uma grande provação em sua vida: o espinho da coroa de Cristo, que relataremos em outro post. Recebeu também na sua vida no convento a confirmação de Deus de que seus filhos e seu marido estavam salvos eternamente através do milagre dos figos e da rosa: CLIQUE AQUI para ler o post deste milagre.

VEJA ou LEIA mais sobre a vida de Santa Rita de Cássia acessando os links a seguir das referências deste texto.

Referências:

CANÇÃO NOVA PLAY. Santa Rita de Cássia - O Filme

SANTUÁRIO SANTA RITA. Santa Rita.

CNBB. HISTÓRIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

PADRE REGINALDO MANZOTTI. Santa Rita - Corpo Incorrupto.

CANÇÃO NOVA. Blog - Santos para crianças: Santa Rita

SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA - LONDRINA. Milagres

PARÓQUIA SANTA RITA. História da Padroeira

ARQUIDIOCESE DE SOROCABA. História de Santa Rita de Cássia

SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA. Simbologias

FREEPIK. Vetores, Fotos de arquivo e downloads PSD grátis