O ano era de 1936, quando duas meninas caminhavam por um sítio do distrito de Cimbres da cidade de Pesqueira/PE, Maria da Luz e Maria da Conceição, até que avistaram no alto da montanha uma senhora muito bonita com um menino nos braços. Inicialmente assustadas, mas depois admiradas pela beleza da mulher e da criança, correram para casa contar a seus pais. O pai de Maria da Luz voltou com elas ao local, temendo que fossem cangaceiros tentando fazer mal às meninas. O caminho até o alto era difícil e perigoso, cheio de espinhos, rochas e desfiladeiros. Já próximo ao local, as meninas apontam para o alto da montanha dizendo ver novamente a senhora e o menino, mas o pai não os via - quando ocorre o primeiro milagre:
De repente, elas saem voando entre os espinhos e rochedos até o topo em alta velocidade (como aconteciam com as meninas de Garabandal). O pai, depois de muito lutar contra o matagal e espinhos, chega bem depois, muito ofegante - mas ele ainda não via nada.
O pai manda as meninas perguntarem quem ela era e o que queria. A Mãe reponde: "Eu sou a Graça" e "Vim para avisar que hão de vir 3 castigos mandados por DEUS. Diga ao povo que reze e faça penitência”.
Veja a seguir uma reportagem rara disponibilizada pelo canal das Religiosas da Instrução Cristã ao qual Irmã Adélia pertencia (obs: na época desta gravação a irmã ainda silenciava sobre as aparições):
Com a disseminação da notícia na região, a igreja indica o padre alemão Joseph Kehrle (conhecido por sua grande cultura, religiosidade e por ser poliglota) para ser o investigador das aparições, seguindo todo o protocolo da igreja, assim como com novas metodologias de pesquisa que geraram ainda mais credibilidade a estas aparições. Em um de seus relatos investigativos, o padre fazia perguntas em latim, alemão e outras línguas à Virgem (ele não a via ou ouvia) e a Mãe respondia diretamente para as meninas. Estas lhes passava as respostas em português (pois as humildes crianças não dominavam nenhuma língua estrangeira) e totalmente pertinente com as perguntas - vindo a ser estas um dos maiores comprobatórios das aparições.
Algumas perguntas do padre foram diretas sobre as motivações de suas aparições e as respostas de Nossa Senhora foram claras. Segue alguns trechos destas conversas, no qual Nossa Senhora aparece com sangue escorrendo das mãos:
Padre Kehrle: Qual é o fim da vossa aparição aqui?
Nossa Senhora: "Avisar que três grandes castigos virão sobre o Brasil."
Padre Kehrle: Que é necessário fazer para desviar os castigos?
Nossa Senhora: "Penitência e oração".
Padre Kehrle: Que significa o sangue que corre das vossas mãos?
Nossa Senhora: "O sangue que inundará o Brasil."
Padre Kehrle: Virá o comunismo a penetrar no Brasil?
Nossa Senhora: Sim
Padre Kehrle: Quais são as devoções que se devem praticar para afastar estes males?
Nossa Senhora: Ao Coração de Jesus e a mim.
Padre Kehle: Não basta só uma?
Nossa Senhora: Não.
Padre Kehrle: Quereis que se pregue sobre este assunto?
Nossa Senhora: Sim.
Mas as pessoas da redondeza queriam algum milagre comprovatório, como sempre acontece em outras aparições marianas. Então, em uma de suas 40 aparições às crianças, a Mãe apontou para a rocha que ficava logo à frente do local onde Ela sempre ficava. A rocha começou a exalar água e disse: "Para curar doenças". Outro sinal miraculoso foi as marcas de seus pés e do Menino Jesus sobre as rochas nos quais sempre se apoiavam.
Maria da Luz, depois entrou para uma congregação e se tornou a irmã Adélia. Ela fez 50 anos de silêncio sobre as aparições para que pudesse ter sua vida religiosa e não a tomassem como santa ou a devotassem - porém sua congregação nunca a proibiu de falar sobre o assunto. O silêncio é rompido quando ela é diagnosticada com um câncer em estado terminal, com os médicos lhe dando três meses de vida. Ela então vai novamente até Cimbres pedir perdão pelo silêncio que fez por quase 50 anos, pois se via em um conflito interno muito grande, pois deduziu que poderia ter ajudado muitas almas a se salvar ou se converter se tivesse divulgado mais as aparições, assim como o Brasil poderia ter melhorado sua situação.
Irmã Adélia então pede a Nossa Senhora da Graça que se ainda fosse da vontade Dela que ela revelasse esses mistérios, aparições e toda aquelas bençãos e graças maravilhosas, que pedisse ao Pai para lhe dar mais tempo de vida para divulgá-las. Voltando da viagem, foi ao médico que tinha lhe desacreditado, e este se surpreendeu com os novos exames. Disse a ela: "O que aconteceu??? você está curada!!!".
Muitos milagres de curas de problemas gravíssimos foram obtidos no local das aparições e acontecem até os dias de hoje. Ajude a divulgar esta aparição em nossas terras brasileiras, tão pouco conhecida até por nós mesmos, ajudando a irmã Adélia a cumprir ainda mais sua missão.
Adicionalmente o convidamos a sempre rezar o terço mariano em prol da paz em nosso país, evitando o ingresso do comunismo no Brasil e as três punições de Deus - condicionadas à muita oração e penitência. Vamos ajudar a Mãe interceder pelo nosso Brasil diante do Pai, como Ela prometeu! Torçamos ainda para que não seja tarde demais...
Irmã Adélia ainda viveu muitos anos depois e morreu aos 91 anos.Durante sua vida dedicou-se a inúmeros trabalhos sociais, com destaque na busca por moradias para famílias necessitadas de Recife e aos seus trabalhos com indígenas. Veja no vídeo a seguir do canal das Religiosas da Instrução Cristã maiores detalhes das ações comunitárias da Irmã Adélia e de algumas graças obtidas por sua intercessão ainda em vida;
Em 2021 a igreja envia um pedido ao vaticano para início de seu processo de beatificação. E já em 2024, dia 22 de fevereiro, foi aceito e dado início às coletas de informações e de testemunhos, sendo reconhecida pela Santa Sé como Serva de Deus.
Referências: Religiosas da Instrução Cristã (vários vídeos), Aparições de Jesus e Maria, Editora Cleofas, Itatiaia, Vatican News, opadrepio (Instagram), Canção Nova