Reflexão do marido de Rebeca, pai de Mateus:
"Quando vejo tudo o que aconteceu,.vem dentro de mim o seguinte sentimento... É como se Jesus me dissesse: "Imagina seu filho de volta, nos seus braços, mas nada disso aconteceu. Nenhuma conversão, nenhuma vida mudada, nenhum milagre. Ou isso: ele (o neném) Comigo, tantas vidas convertidas, tantas vidas mudadas, tantos milagres. O que você escolheria?". E o marido de Rebeca conclui: eu não conseguiria escolher outra coisa senão isso! (o seu neném Mateus estar com Jesus).
Veja o testemunho em vídeo completo a seguir no canal do Instituto Hesed:
E Rebeca lembra muito bem uma metáfora (ou parábola) dita por Padre Pio. Foi em uma ocasião em que inúmeras crianças haviam morrido afogadas em um barco que afundou. Perguntaram, então, a ele por que Deus havia permitido aquilo? Cheio de lágrimas nos olhos, o santo padre respondeu:
"Imagine uma criança sentada no chão e vendo acima sua mãe tricotando um tecido. Olhando debaixo e por trás, a criança só vê um emaranhado de fios sem nexo e misturados. Mas quando olha-se por cima, entende-se: forma-se um belissimo tecido em linho". Aqui na terra nós somos a criança vendo o tecido por trás e não entendendo às vezes onde aquela sequência de fios (acontecimentos) vai parar ou o que vai formar (acontecer). Deus está vendo o tecido de frente sendo confeccionado e sabe exatamente o quanto ficará belo ao final.